Exposição “Memória do Seminário” com fotos de Vera Bandeira e apresentações do Ballet de Brasília – sábado, 7/11, às 17h

Foto Vera 1

Abertura da exposição “Memória do Seminário” com fotos de Vera Bandeira e apresentações do Ballet de Brasília – sábado, 7/11, às 17h
Evento preparatório para o XXVI Seminário Internacional de Dança de Brasília (julho 2016)  – O Projeto Dance Brasil terá atividades de 7 a 14 de novembro

O projeto Dance Brasil, responsável por um conjunto de ações que incluem o Seminário Internacional de Dança de Brasília (SIDB), realizará de 7/11(sábado) a 14/11 (sábado), na Galeria Athos Bulcão (anexa ao Teatro Nacional – Via N2, Brasília – DF), evento preparatório para a 26a. edição do SIDB (julho 2016): “Memória do Seminário – Exposição de Fotografias de Vera Bandeira – Abertura no sábado (7/11),  às 17 horas com apresentações do Ballet de Brasília – Encerramento no Sábado (14/11) às 18h. Visita à exposição livre das 10h às 18h.

A exposição Memória do Seminário é um painel vigoroso de momentos marcantes realizados ao longo destas mais de duas décadas de evento. As fotos -que foram produzidas pelas lentes da gaúcha Vera Bandeira–  não seguem uma ordem cronológica, mas captam com leveza e sensibilidade, cenas inesquecíveis de algumas edições do encontro que é uma referência no segmento da dança no Brasil e no exterior.

“ A intenção era fazer uma mostra retrospectiva cronologicamente, mas como não fiz a cobertura todos os anos, optamos em escolher os melhores registros daqueles que fiz. A mostra é um panorama desse período”, conta a jornalista Vera Bandeira, mais de 20 deles radicados em Brasília.

As fotos serão distribuídas numa montagem diferente, como detalha a fotógrafa. “Será algo que irá impressionar muito as pessoas, com parte das imagens impressas em painéis cenográficos. Algumas bailarinas irão interagir com as fotografias”, antecipa.

Vera Bandeira

Especializada em fotografar palcos há anos, apontando sua lente mágica para vários segmentos da arte, VeraBandeira, que já tentou carreira de atriz e é apaixonada por música, confessa que é preciso ter uma habilidade a mais quando o assunto é fotografar gestos e movimentos coreografados. “Antes de tudo, tem que ser apaixonado por dança e conhecer bem as coreografias. Só assim você saberá o momento certo do clique”, ensina. “A expressão é a coisa mais importante numa dança porque é onde o bailarino se entrega”, observa.

Tecnicamente amparada pela experiência, a fotógrafa revela ainda que o grande momento da difícil, mas prazeirosa arte de registrar espetáculos de dança, é promover a simbiose perfeita de sensações entre público e os artistas em cena. “Os espetáculos de dança revelam muitas armadilhas, tem que saber trabalhar com pouca luz, nunca usar flash e ficar atenta aos movimentos dos bailarinos, só assim conseguimos passar para o público o que a coreógrafa queria dizer com aquela dança”, comenta.

Amiga há anos da idealizadora do Seminário Internacional de Dança Gisèle Santoro, quem conheceu justamente numa dessas edições do encontro, Vera Bandeira sabe e entende bem os sacrifícios de, ano a ano, realizar o evento, mais ainda da sua importância. “Essas fotos são registros que valorizam todos esses anos de esforços”, observa.

Extensa programação até sábado, 14 de novembro

A coordenadora do projeto, Giséle Santoro mostra-se empolgada com essa exposição, que integra e abre um conjunto de ações que serão realizadas de 7 a 14 de novembro, a saber: Audição para a Dance 2000 Cia de Dança  – domingo,8/11,às 16horas, na Sala da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro-TNCS);  Mostra Brasília com apresentações diárias de grupos do DF  em diversos estilos de dança – do dia 8 ao dia 10 ás 18 horas; Lançamento de livro sobre Hip Hop de Alan Johne Moreira com uma apresentação de seu grupo In Steps  –  quarta-feira, 11/11, às 18h; Corpo de Baile do Colégio Mackenzie – quinta feira (12/11), às 18h; Gente como a Gente – Apresentação do grupo Namastê (dança cigana com crianças com Síndrome de Down) – dia 13h às 18h; e finalizando no dia 14/11, no Encerramento da Exposição na Galeria Athos Bulcão, com a apresentação do grupo Ballet Jovem (às 18h30), precedendo a apresentação de ” Work in Progress”, coreografia de Vanessa Carecci (Brasil/Suiça),que será montada diariamente com os alunos escolhidos na audição, a partir da segunda, 9/11, na presença do público, que encerrará o evento, sendo reapresentada no Seminário, em julho de 2016.

“Será uma bela oportunidade de mostrarmos um pouco da extensa e qualitativa produção da dança do DF. A exposição e o lançamento do livro também nos empolgam bastante”, explica.

Santoro também comemora “a oportunidade de termos os escolhidos desta audição de novembro de 2015 antecipando uma das coreografias do ano que vem, coreografados especialmente pela Vanessa Carecci,  premiada no Seminário com um Estágio para a Ópera de Magdeburg (Alemanha) e com um Contrato para a Ópera de Würzburg. Posteriormente ela trabalhou no Ballet da Ópera de Dortmund, onde começou a coreografar. Hoje, ela mora em Zurique (Suiça) e virá especialmente para isso”, finaliza.

Serviço:

Abertura da exposição “Memória do Seminário” com fotos de Vera Bandeira e apresentações do Ballet de Brasília – sábado, 7/11, às 17h. 

Encerramento no Sábado (14/11) às 18h.

Visita à exposição livre das 10h às 18h.

Informações- 8574-1695

Assessoria de Imprensa:

Marcos Linhares – 8405-8290

Vitor Ferns – 9200-7710

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s