Chegou a hora das Gala de Premiação e Encerramento com Orquestra . Conheça toda a programação!

11802633_10206536233141058_5082880836272999384_o

Por Marcos Linhares, com textos de toda a equipe da Agência Dance Brasil

Na noite desta sexta, último dia de julho (31/15), a partir das 20h, o lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha (entrada pelo portão 17) , receberá as últimas atividades que marcarão o encerramento da edição de 25 anos do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Tudo com entrada aberta e gratuita.

Gala de Premiação

Primeiramente, será realizada a Gala de Premiação, momento anual importante que revelará e premiará as bailarinas e bailarinos que ganharão prêmios que entre medalhas, certificados e bolsas para o exterior. Este ano, estão previstas bolsas para o Canadá, Alemanha, França, Suiça,  e Estados Unidos.

O corpo docente internacional que se dividiu entre dar aulas, integrar o corpo de jurados e ensaiar espetáculos com os alunos subirá ao palco e revelará quais nomes lhes interessam para oferecer ou bolsas, ou estágios ou contratos para Companhias no exterior.

Gala de Encerramento

Passada a emoção da conquista será a hora de apreciar a programação artística da noite com coreografias especiais montadas para a Gala de Encerramento.

Ritos & Rituais, da Cia de Dança Contágius (Palmas, TO)

A Cia de Dança Contágius também estará presente na Gala de Encerramento do XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília. Apresentando o espetáculo Ritos & Rituais, a peça de dança contemporânea busca valorizar manifestações da cultura tradicional de Tocantins. A apresentação une técnicas do clássico e do moderno. Com coreografia de Meire Maria Monteiro, o elenco contará com as bailarinas Daniela Campos, Liu Moreira e Verena Shultz.

Pas-de-deux Diana e Actéon

Monike Souza (24) e Ivan Domiciano (24) apresentarão o pas-de-deux Diana e Actéon, cuja ensaiadora responsável é a diretora artística Camilla Pupa. Os bailarinos vêm pela Companhia de Dança de Piracicaba-SP (CEDAN). Esta é a segunda vez que a companhia participa do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Monike Souza (24), bailarina há 16 anos, participou do Seminário, pela primeira vez, em 2010. Na ocasião, ganhou bolsa para Rússia. “Fiz grandes apresentações como o Cisne Negro e Branco. O ballet é isto, surpresas e realizações”. Ivan Domiciano (24), bailarino há 15 anos, começou sua carreira aos seis anos de idade e também foi contemplado com bolsas de estudo na edição de 2010 do Seminário, tendo ido se especializar na Áustria. “O Seminário me deu a melhor oportunidade que já tive na vida. Aqui você que tem curso completo e com professores de alto nível”.

A CEDAN é uma entidade vinculada à Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba (SEMAC). A companhia foi criada há seis anos para que a cidade conte com um corpo de baile permanente propiciando formação e prática aos bailarinos e cultura de qualidade à cidade.

Oceano Vermelho
O bolsista e hoje professor do Seminário Internacional de Dança de Brasília Davi Rodrigues presenteará a Gala de Encerramento com uma de suas coreografias.  Com música de Ludovico Einaudi, a peça fala sobre um dos objetos mais complexos do universo: o cérebro. É como um oceano com ondas turbulentas e mistérios não resolvidos.

Elenco: Carolina Grisolia Brantes, Fernanda Ramos, Isabella Coutinho, Janaina Ciodario da Silva, Joyce Costa, Maria Gabriela Lima, Manuela Linhares, Mirela Franca, Nayara Santos, Regilanny Fabricio Sousa, Susana Cristine, Emanuel Tavares, Emerson Nascimento, Juan Duarte, Leonardo de Jesus, Luiz Gustavo Madubuike, Natan Lopes da Silva, Nathan Gomes Cardoso, Pedro Vinicius Bueno, Renan Almeida, Thiago Torelli, Willians Brito. Substitutos: Fernanda Faillace, Thais de Carvalho.

Quatro Paredes, da Faces Ocultas Companhia de Dança

facesO Seminário receberá a Faces Ocultas Companhia e Dança, pelo segundo ano consecutivo. Este ano, a companhia de Salto (SP) apresenta o espetáculo Quatro Paredes. O espetáculo traz à cena o samba, uma mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. As raízes brasileiras com o samba foram constituídas na época do Brasil colônia. O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, escrito por Mauro de Almeida e Donga.

ESPETÁCULO

Espetáculo: QUATRO PAREDES
Direção geral e artística: Arilton Assunção
Coordenação: Vinicius Ferreira
Coreografia: Arilton Assunção

Assistente coreográfico: Adriano Amaral

Concepção Coreográfica: Arilton Assunção e Tereza Cazzamatta
Elenco: Alex Gonçalves, Daviane Bonfim, Keli Borges, Keli Borges, Lucas Quaglino, Maicon França, Marcia Milanesi, Max Almeida, Mayra Fornari, Mayra Fornari, Melise Bombonatti, Michele Torquato, Poliane Fogaça, Rodrigo Nascimento, Vinicius Ferreira, Luan Augusto e Mariana Tancredo.

Sétima Sinfonia de Beethoven

circa 1800:  Ludwig van Beethoven (1770 - 1827), German composer, generally considered to be one of the greatest composers in the Western tradition.  (Photo by Henry Guttmann/Getty Images)

O espetáculo Sétima Sinfonia de Beethoven, coreografado pela bailarina Roser Muñoz em conjunto com Christoph Böhm será um dos números apresentados. Ele foi criado, originalmente, pelo coreografo Uwe Scholz para a Companhia de Stuttgart, na Alemanha. Segundo Muñoz, que trabalhou com o alemão, a razão de trazer o espetáculo ao Seminário se deve ao contato da bailarina com a idealizadora do Seminário, Gisèle Santoro, que também já teria trabalhado com obras de Beethoven. “Queria oferecer, para a comemoração de 25 anos, uma remontagem dessa obra com o máximo de detalhes, além de transmitir conhecimento”, explica Muñoz.

Em dois atos, a peça será composta por cerca de 20 bailarinos que participaram do Seminário deste ano e foram escolhidos em audição no segundo dia de Seminário. De acordo com Muñoz, a coreografia é abstrata e não há uma história concreta. “É mais sobre o movimento, que é um diálogo poderoso de amor. É como a música, uma brincadeira”, conclui a bailarina.

A peça terá duração de cerca de 19 minutos e será acompanhada, ao vivo, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Souvernir de Scrooge à Noel

scroogeDe volta ao Brasil para participar do XXV Seminário de Dança de Brasília, a bailarina Jânia Batista deixará um presente ao público de Brasília: o espetáculo Souvenir de  Scrooge à Noel, uma versão da peça Quebra-Nozes. Com alunos do próprio Seminário, e com a Orquestra Sinfônica de Brasília.

Essa é a segunda vez que a bailarina participa do Seminário. Neste ano, Batista deu aulas de Repertório do Século XX, acompanhou ensaios supervisionados e ensaiou os alunos selecionados para o Dance 2000, que farão o grande espetáculo de encerramento. A professora diz-se animada com a oportunidade e muito grata por receber o convite para montar a coreografia. “Foi maravilhoso e estou muito honrada”, conta entusiasmada.

A peça original é composta, normalmente, por oito bailarinas e dois solistas. Contudo, Batista decidiu adaptar a apresentação para dar mais oportunidades aos talentos que encontrou no Seminário. Ela conta, que tinham muitas meninas boas e que se escolhesse só oito iria ficar muita gente de fora e fechou com 18 bailarinas e um casal de solista.

A narrativa, com duração de 11 minutos acontece na véspera de Natal e conta a história de Scrooge, um homem avarento que não tinha amigos devido ao seu egoísmo. Por meio de um sonho, Scrooge encontra três espíritos na noite de Natal. Estes o mostram o passado e o presente.

Elenco de Souvenir de Scrooge à Noel
Coreografia: Jânia Batista
Música: PiotrIlitch Tchaïkoviski
Scrooge (rapaz)
Primeiro Bailarino: Erick Figueredo Amancio
Substituto: Luiz Gustavo Madubuike

L’amoureuse (moça)
Marta Batista
Ana Luiza Moraes
Victória Nobre
Márcia Diniz
Júlia Marques
Mariana Pimenta
Thayane Melo
Janaina Ciodario
Manuela
Elizabeth Ferreira
Natasha Iplinsky
Katharina Kriegshäuser
Gabrielie Cordeiro
Letícia Penna
Gabriella Araújo
Thuany
Florie Leclercq-dory
Suzana Cristine

Entre Lágrimas
A bailarina Mônica Proença também traz uma de suas coreografias à Gala de Encerramento. Com a música Oblivion, de Astor Piazzola, os bailarinos Carolina Grisólia Brantes, Mariana Pimenta, Pedro Vinícius e Vinícius Ferreira apresentam Entre Lágrimas.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s