Professor fala sobre talentos brasileiros e falta de incentivos do Governo  

tappendorff-2012

Por Vanessa Miyasaka

Há 25 anos, a bailarina Gisèle Santoro deu início ao Seminário Internacional de Dança de Brasília, evento que veio a realizar sonhos de vários dançarinos. Um dos primeiros professores a participar do Seminário é o bailarino e coreografo alemão Hans Tappendorff. “Sou o único que participou desde o primeiro Seminário. Estive 23 vezes em Brasília, perdi apenas duas edições”, lembra-se.

Tappendorff, diplomado em dança, psicologia e pedagogia, é conhecido como um dos maiores professores de pas de deux. Ele já ministrou aulas de metodologia da dança clássica e pas de deux iniciante, além de participar da banca de jurados do Concurso e dar bolsas de estudos para na Europa. Hans acredita que o Seminário é uma oportunidade para encontrar estudantes talentosos. Ressalta ainda que o intercâmbio eleva o nível da arte brasileira, quando estes alunos retornam ao país. “O mais importante para um país começar a crescer nos padrões internacionais é a educação”, comenta.

Segundo o professor, os bailarinos brasileiros possuem uma mentalidade diferente. “Os alemães são um tanto quanto disciplinados, mas não muito emotivos como os brasileiros”, compara. “No Brasil, eles abraçam uns aos outros, fazem loucuras cantando e pulando. O que é uma coisa muito boa para um dançarino. O amor pelo movimento, pela música, pela dança. Não há muitos países com talentos como no Brasil.”

Há anos vindo ao Brasil, Tappendorff lamenta apenas a falta de investimento na dança. “Isso tira das crianças a chance de viver seus sonhos, de encontrar o seu talento especial, seja como engenheiro, cantor ou bailarino, não importa onde você encontra sua razão de viver”.

 

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro. 

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s