Espetáculo Sétima Sinfonia de Beethoven encerrará o Seminário de 2015

Foto: Vanessa Miyasaka

Foto: Vanessa Miyasaka

Por Vanessa Miyasaka

Amanhã (31/07), a partir das 20h, o palco do XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília receberá o espetáculo Sétima Sinfonia de Beethoven, coreografado pela bailarina Roser Muñoz em conjunto com Christoph Böhm. A entrada é gratuita e a classificação livre. O espetáculo será no Estádio Nacional Mané Garrincha, portão 17.

O espetáculo foi criado, originalmente, pelo coreografo Uwe Scholz para a Companhia de Stuttgart, na Alemanha. Segundo Muñoz, que trabalhou com o alemão, a razão de trazer o espetáculo ao Seminário se deve ao contato da bailarina com a idealizadora do Seminário, Gisèle Santoro, que também já teria trabalhado com obras de Beethoven. “Queria oferecer, para a comemoração de 25 anos, uma remontagem dessa obra com o máximo de detalhes, além de transmitir conhecimento”, explica Muñoz.

Em dois atos, a peça será composta por cerca de 20 bailarinos que participaram do Seminário deste ano e foram escolhidos em audição no segundo dia de Seminário. De acordo com Muñoz, a coreografia é abstrata e não há uma história concreta. “É mais sobre o movimento, que é um diálogo poderoso de amor. É como a música, uma brincadeira”, conclui a bailarina.

A peça terá duração de cerca de 19 minutos e será acompanhada, ao vivo, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Roser Muñoz

Graduada em dança clássica pelo Instituto de Teatro de Barcelona, a bailarina Roser Muñoz tem um currículo extenso. Aos 17 anos, foi contemplada com uma bolsa de estudos para a Academia de Ballet Russo Vaganova, em São Petersburg. Anos depois, recebeu título de professora de dança clássica, com “Diplome d’Estat”, pelo Conservatório Superior de Dança de Paris.

Em 1999, ganhou o prêmio de “Melhor Bailarina do Ano” pela crítica especializada da revista Ballet Internacional. Muñoz foi a 1ª bailarina do ballet do Capitólio de Toulouse, na França, e também 1ª bailarina do Ópera de Leipzig, na Alemanha, com direção de Uwe Scholz. Atualmente, a coreógrafa é diretora do Centro de Danza de Cataluña, na Espanha.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s