Coreógrafa brasileira prepara versão de Quebra-Nozes para a Gala de Encerramento

Foto: Vanessa Miyasaka

Foto: Vanessa Miyasaka

Por Vanessa Miyasaka – De volta ao Brasil para participar do XXV Seminário de Dança de Brasília, a bailarina Jânia Batista deixará um presente ao público de Brasília: o espetáculo Souvenir de  Scrooge à Noel, uma versão da peça Quebra-Nozes. Com alunos do próprio Seminário, a apresentação fecha o Seminário na noite da Gala de Encerramento, na próxima sexta-feira (31/07), às 20h. Outro diferencial é a Orquestra Sinfônica de Brasília, que acompanhará o espetáculo. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Essa é a segunda vez que a bailarina participa do Seminário. Neste ano, Batista deu aulas de Repertório do Século XX, acompanhou ensaios supervisionados e ensaiou os alunos selecionados para o Dance 2000, que farão o grande espetáculo de encerramento. A professora diz-se animada com a oportunidade e muito grata por receber o convite para montar a coreografia. “Foi maravilhoso e estou muito honrada”, conta entusiasmada.

Os bailarinos foram escolhidos em audição realizada pela professora. A peça original é composta, normalmente, por oito bailarinas e dois solistas. Contudo, Batista decidiu adaptar a apresentação para dar mais oportunidades aos talentos que encontrou no Seminário. Ela conta, que tinham muitas meninas boas e que se escolhesse só oito iria ficar muita gente de fora e fechou com 18 bailarinas e um casal de solista.

A narrativa, com duração de 11 minutos acontece na véspera de Natal e conta a história de Scrooge, um homem avarento que não tinha amigos devido ao seu egoísmo. Por meio de um sonho, Scrooge encontra três espíritos na noite de Natal. Estes o mostram o passado e o presente.

Jânia Batista

Nascida em Belém-PA, Jânia Batista formou-se como bailarina e professora na Escola do Theatro Municipal de Ballet do Rio de Janeiro. Em 1971, ela foi para Londres, onde graduou com honras na Royal Academy of Dance of London. Aos 19 anos, Batista foi contratada como solista do Theatro Municipal de Ballet do Rio de Janeiro.

A bailarina leciona aulas de clássico, contemporâneo e neoclássico. Batista já se apresentou em Moscou, Cuba, Estados Unidos e participou de vários festivais como convidada. A coreógrafa é co-fundadora da Fundação Fluminense de Ballet, em Niterói-RJ, e, atualmente, mora na Suíça.

ELENCO DA GALA

Espetáculo: Souvenir de Scrooge à Noel
Coreografia: Jânia Batista
Música: PiotrIlitch Tchaïkoviski
Scrooge (rapaz)
Primeiro Bailarino: Erick Figueredo Amancio
Substituto: Luiz Gustavo Madubuike

L’amoureuse (moça)
Marta Batista
Ana Luiza Moraes
Victória Nobre
Márcia Diniz
Júlia Marques
Mariana Pimenta
Thayane Melo
Janaina Ciodario
Manuela
Elizabeth Ferreira
Natasha Iplinsky
Katharina Kriegshäuser
Gabrielie Cordeiro
Letícia Penna
Gabriella Araújo
Thuany
Florie Leclercq-dory
Suzana Cristine

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s