Por Simone Andrade –
Mônica Proença é filha do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Mas, também pode afirmar ao contrário. Mônica participa do Seminário desde a primeira edição. Persistiu, e na décima edição ganhou bolsa para os Estados Unidos.
Hoje, a bailarina contemporânea nascida no Rio de Janeiro, vive no Canadá, onde dirige a Companhia de Dança Lamondance. Mônica conta orgulhosa que foi a primeira aluna do Seminário a retornar como professora ofertando bolsas para os talentos. “É um sentimento de gratidão poder fazer por eles o que um dia fizeram por mim. Nos brasileiros somos bailarinos queridos no exterior, somos alegres no palco”, conta a bailarina.
Mônica ressalta que, se não fosse o Seminário, poucos bailarinos chegariam a uma audição na Europa. “Muitos passam anos guardando finanças para poder ir a uma audição. O Seminário é uma oportunidade para que os bailarinos se apresentem a estes professores, aqui mesmo. É clichê, mas o Seminário é uma oportunidade única”.
TRAJETÓRIA
A bailarina começou sua formação em idade já avançada, passou por várias escolas entre elas ade São Francisco das Artes e foi no Seminário que a possibilitou realizar o sonho de uma carreira de sucesso no exterior.
Como dançarina, ela já fez parte de várias companhias tais como Bale de Brasília Productions e Don Lavy Dance Company. No ballet contemporâneo, participou de escolas como El Amor Brujo (Carlos Vilan – Espanha), Alma (Gisele Santoro – Brasil), Carmen (Irene Schneider – Alemanha), O Viena Waltz (John Ottman – Canadá) e outras.
RECONHECIMENTO
Antes de embarcar para o Seminário, Mônica Proença recebeu oPrêmio Inspirational Latin Awards 2015 concedido pelo prefeito de Vancouver, Canadá, em 09 de julho. A brasileira foi lembrada pelo seu desempenho em proporcionar oportunidades para outros talentos.
Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.
Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.
Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.