Thiago Bordin é uma das atrações da Gala dos Premiados

Foto: Gustavo Cordeiro.

Foto: Gustavo Cordeiro.

Por Gustavo Cordeiro –

Da terra natal, Jardim Brasil, um bairro da periferia de São Paulo, Thiago Bordin não fazia ideia do que aconteceria em sua vida. Em 1992, uma criança de 10 anos entrou para a Escola de Dança de São Paulo, do Theatro Municipal. Em 1999, Bordin viu sua vida mudar radicalmente quando, no XIX Seminário Internacional de Dança de Brasília, ganhou uma bolsa da fundação alemã Birgit para estudar na Akademie dês Tanzes, de Mannhein, Alemanha. A academia é dirigida pela própria bailarina Birgit Keil e o marido, o bailarino tcheco Vladimir Klos.

No ano seguinte, Thiago estava na Inglaterra, representando a Alemanha no campeonato de dança europeu Eurovision, um dos principais do velho continente. “A gente sai do Brasil e não sabe que isto vai acontecer”, comenta Thiago. Hoje aquele menino da periferia de São Paulo é um bailarino consagrado na Europa, onde coleciona prêmios.

Em 2014, dois marcos mudaram a vida de Thiago, quase que simultaneamente – em abril foi aceito seu pedido de cidadania alemã e em agosto foi contratado pelo Teatro de Dança da Holanda (NDT – sigla do nome em holandês), principal companhia dos Países Baixos. As duas vitórias são fruto do trabalho pesado do bailarino. “Esperei bastante para pedir a cidadania, pois não queria abrir mão da brasileira, quando mudou a lei (em que não precisaria abrir mão de uma para ter a outra), estudei bastante, pois tem que ser fluente no idioma, saber a história da Alemanha, da cultura”, explica.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s