Flamencuras deixa plateia maravilhada

Companhia Flamencuras, da Espanha para o Seminário. Foto: Gustavo Cordeiro.

Companhia Flamencuras, da Espanha para o Seminário. Foto: Gustavo Cordeiro.

Por Simone Andrade –

Dois cantavam. Dois bailavam. Na música, letras fortes. Nos pés, marcações firmes. Mestres se fizeram plateia e da primeira fileira evitavam piscar. Quanto aos demais espectadores, conhecer técnica para quê? Arte não se entende. Sente. Maravilhada, a melhor palavra para descrever a expressão dos rostos na plateia.

Foi assim que iniciou o XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília. A apresentação de música e dança flamenca com a companhia espanhola Flamencuras marcou a Gala de Abertura, neste sábado (18/07).

A madrilenha Sara Pérez, criadora do Flamencuras, demonstrou competência e elegância. “É incrível. Conheço a Sara e ela parece tão frágil, doce, de repente ela sobe no palco, transforma-se nessa mulher espetacular”, conta Roser Muñuz, bailarina espanhola e professora do Seminário. Ao lado de Sara, o experiente bailarino Ricardo Moro também arrancou aplausos da plateia.

“E a resistência do braço…”, falava a bailarina Evandra Martins em uma roda de professores após apresentação. “O que foi isso!?”, foi tudo que o co-repetidor Luis Blumenschein disse.

“Músicas fortes que me emocionaram em vários momentos. Quase chorei”, lembra Roser. A criação e direção musical são do violonista Jaime González, que executou música ao vivo. E quem cantou com maestria foi Felix de Lola.

Esta foi a primeira vez da companhia no Brasil. Sara Pérez ficou encantada com a energia dos brasileiros. “Um público caloroso, compenetrado. Foi tudo perfeito, estamos muito felizes”, disse a bailarina. David Frotura (35), da plateia, se sentiu em casa. “Sou espanhol e tenho pouco contato com a minha cultura, este momento me levou até lá”.

Sara fica em Brasília pelos próximos dias para ministrar oficinas de dança flamenca no Seminário Internacional de Dança.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s