Projeto Kalinka fará apresentações e aulões de dança cigana no Palco Livre do 25º. Seminário

Um dos objetivos da apresentação é divulgar a cultura das minorias, apoiando a arte-educação das danças ciganas como um instrumento fundamental para superar o preconceito e a discriminação aos povos ciganos - foto-divulgação

Projeto Kalinka valoriza e rompe preconceitos com a cultura cigana – foto-divulgação

Por Luis Felgueira –

O Projeto Kalinka, ganhador do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2014, estará no Palco Livre do XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília realizando apresentações e aulões, no dia 17 de Julho, às 19h. O projeto é coordenado pela professora Lucimara Cavalcante, da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil).

Um dos objetivos da apresentação é divulgar a cultura das minorias, apoiando a arte-educação das danças ciganas como um instrumento fundamental para superar o preconceito e a discriminação aos povos ciganos. Para o grupo, a apresentação no Seminário é uma forma de difusão da cultura, valorização, preservação da identidade e também uma forma de coibir os estereótipos acerca dessas expressões culturais.

 

OFICINAS ABERTAS AO PÚBLICO

Além da performance artística, o grupo ministrará oficinas abordando as técnicas do Projeto Kalinka, que  compreendem os ensinamentos das técnicas de danças ciganas bailadas nos ritmos dos povos Rom (Romênia, Hungria e Rússia), Kalé (Espanha – ritmo rumba gitana) e Ghawazee (Egito). A participação nas oficinas é de livre e espontânea vontade do espectador, sem a necessidade de prévia inscrição.

O grupo preparou ainda uma palestra-espetáculo de exposição didática e dialogada sobre a história, as tradições, costumes, ritmos e bailados dos povos romani (ciganos) do leste europeu.

O Grupo Sara Kalí, que tem como precursora a professora Lucimara Cavalcante, é uma associação sem fins lucrativos e tem por objetivo divulgar a cultura do leste europeu, fortalecendo a diversidade étnica cultura dos povos ciganos.

 

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

 

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

 

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s