Espetáculo narra história dos hebreus no XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília

Companhia Drama Dance em apresentação sobre a origem do povo hebreu. Foto: Divulgação

Companhia Drama Dance em apresentação sobre a origem do povo hebreu. Foto: Divulgação

Por Vanessa Miyasaka –

O palco livre do XXV Seminário Internacional de Dança de Brasília recebe a companhia Drama Dance com o espetáculo Hanukkah, nesta quinta-feira (16), às 19h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Desde 2000, a Drama Dance faz apresentações gratuitas no Distrito Federal e está é a primeira vez que participa do Seminário Internacional de Dança de Brasília. “Participar do seminário será uma experiência maravilhosa para os bailarinos conhecerem e verem outras pessoas. Acreditamos que está é uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho”, diz a coreógrafa do espetáculo, Kariany Ferrer. Ao todo 35 pessoas integrarão o elenco.

A peça de dança e teatro épico fala sobre a trajetória do povo hebreu e a origem do Hanukkah, também conhecido como Festival das Luzes. A história passa pelo período romano, o nascimento de Jesus e termina com o holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Segundo Ferrer, um dos principais objetivos é contar sobre a perseguição do povo hebreu de forma bíblica e histórica. A apresentação terá duração de aproximadamente 40 minutos. A coreógrafa fala ainda sobre a dedicação dos integrantes do grupo. “Temos uma academia secular aberta ao público com professores tecnicamente muito bons, prezamos pelo profissionalismo, todos os bailarinos têm que estudar, praticar e os atores também”.

Hanukkah

Uma das versões sobre a celebração começa no ano 200 a.C na qual os hebreus viviam de forma autônoma em Israel, mas pagavam impostos à Síria. Em 180 a.C, Antíoco ascendeu o trono selêucida (atual Síria) e encontrou dificuldades para dominar o povo hebreu em Israel. O rei ordenou que as regiões sob seu poder abandonassem os costumes e religião local, construiu altar para Zeus e profanou o Templo de Jerusalém, considerado sagrado.

Contra os ideais do rei sírio, é formada uma ofensiva comandada por Judas Macabeu. Os hebreus vencem o exército de Antíoco e libertam Jerusálem, purificando novamente o Templo sagrado. Após a retomada do Templo, os hebreus encontraram apenas um pequeno jarro de óleo para acender as oito velas do candelabro, o que só duraria um dia. Contudo, milagrosamente, o óleo se multiplicou e durou oito dias, dando início ao milagre do Hanukkah.

Hanukkah significa dedicação ou inauguração e é comemorado após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico, sendo celebrado por oito dias.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta somente dar crédito à Agência Dance Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s