Arte nos Trilhos e em praças de alimentação de shoppings de Brasília

Espetáculo 1964 - Faces Ocultas  (104)

Por Marcos Linhares –

O programa Dance Brasil, do qual o XXIV Seminário Internacional de Dança de Brasília faz parte, inicia nesta quinta-feira (26/06), algumas atividades que levam atrações com dança de qualidade ao encontro da população, assim como aos turistas que estão no DF.  Será realizado um Flash Mob, às 17h30, na Praça da Alimentação do Alameda Shopping (CSB 02 Lotes 01 a 04), em Taguatinga, com a Faces Ocultas Cia de Dança (Salto-SP), que apresentará o espetáculo “1964”, na Gala de Abertura do  XXIV Seminário Internacional de Dança de Brasília.
Já na sexta-feira (27/06), tendo início na plataforma do Metrô, na Rodoviária de Brasília, às 9h, o mesmo grupo paulista dançara em diversas estações, sendo a estação da Praça do Relógio (Taguatinga), o ponto de final da atividade. Tudo pela programação intitulada “Arte nos Trilhos”.

Histórico – Desde 1991, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Associação Cultural Claudio Santoro, com o apoio de Embaixadas e Instituições Culturais nacionais e internacionais, vêm promovendo o projeto ” Seminário Internacional de Dança de Brasília“, concebido e coordenado por Gisèle Santoro e realizado no Teatro Nacional Claudio Santoro. Por sua projeção, nível e seriedade, o evento – com milhares de participantes (entre bailarinos, alunos e professores do país e do exterior) – é considerado como um dos mais importantes do país e referência internacional. Existem muitos eventos dedicados à Dança, no Brasil e no mundo. Nenhum, no entanto, apresenta o formato do Seminário Internacional de Dança de Brasília, que reúne as características de um festival às de um congresso eminentemente acadêmico, mas cuja finalidade maior é – através do aperfeiçoamento do bailarino brasileiro, no país ou no exterior – facultar uma carreira internacional aos talentos nacionais. Para alcançar esta meta, o Seminário conta com um Corpo Docente de renome internacional, abrangendo cursos das mais diversas disciplinas práticas e teóricas de dança e teatro, programa espetáculos não só em teatros do Plano Piloto, mas também nas diversas Regiões Administrativas do DF, conferências e exibições de filmes e vídeos, assim como promove um Concurso para diversas faixas etárias e níveis de conhecimento. Sua mais relevante característica, no entanto, é o oferecimento de Bolsas de Estudo para prestigiosas instituições de ensino internacionais, como as Escolas de Dança das Óperas de Paris, Viena, Berlim, Munique, Leipzig, Dresden, Stuttgart e instituições similares em Nova Yorque, Londres e Washington e, ainda, Estágios Remunerados e Contratos para diversos teatros e companhias no exterior. Desde sua criação, o evento concedeu mais de 250 bolsas de estudos, estágios e contratos para jovens bailarinos brasileiros de talento, a grande maioria dos quais já está contratada por companhias internacionais do porte da Ópera de Viena, Ópera de Zurique, Ballet de Stuttgart, Ópera de Leipzig, Ballet de Nancy, Ópera de Hamburgo, Aalto Ballett Theater Essen, Ópera de Munique, Ópera de Dresden, Ópera de Salzburg, Ópera de Dusselforf, Ópera de Magdeburg, Jeune Ballet de France etc., além de ter conquistado inúmeros prêmios em diversos Concursos Internacionais. O evento também tem distribuído significativos prêmios em espécie – só em 2001 a 2006 a “Birgit Keil Stiftung”, da Alemanha, concedeu, além de passagens internacionais, mais de R$ 320.000,00 em prêmios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s