Seminário ofereceu bolsas para crianças do Varjão, Samambaia e Estrutural (DF)

Evento oferece oportunidades por meio de bolsas para várias instituições e projetos. Um deles é o Educar Dançando

Gustavo Cordeiro / Keyla Reis

Glauber Lucas Mendes Silva tem sido bolsista do Seminário desde 2010

Glauber Lucas Mendes Silva tem sido bolsista do Seminário desde 2010- foto de Edu Lauton- UnB Agência

repórteres da Agência Brasil –

Cerca de 23 crianças do Projeto Educar Dançando participam do XXIII Seminário Internacional de Dança de Brasília, como bolsistas. A primeira aula foi de balé clássico com a professora radicada na França, Evandra Martins. O Educar Dançando é um projeto de extensão de ação continua (PEAC) da Universidade de Brasília (UnB) que oferece cursos gratuitos de dança para crianças de comunidades carentes, desde 2005.

Segundo Evandra, motivação não faltou para a turma, na faixa etária de oito a onze anos. “A diferença que eu noto entre as crianças do Brasil em relação aos meus alunos da França é que as crianças brasileiras são mais criativas e mais brincalhonas, o que é muito importante e natural da idade. Estava com saudade de interagir com crianças mais infantis”, avaliou.

O projeto tem a coordenação da professora Maria Mazzarello Azevedo e oferece paralelo as aulas de dança, aulas de musicalização, canto e condicionamento físico o que contribui para a formação artística e pessoal dos jovens. Os cursos são oferecidos em parceria com escolas do GDF e atendem atualmente 75 jovens do Varjão, Estrutural e Samambaia.

No ano de início do projeto, representantes da Companhia Staatliche Ballettschule Berlin, Edna Carvalho de Azevedo e Olaf Höfer, prestigiaram o projeto e na ocasião ofereceram workshops para os alunos. Em 2008, foi a vez de dois alunos e de uma estagiária do projeto passarem três meses em Berlim, com bolsa de estudo financiada pela Companhia e por outros colaboradores.

Os jovens bailarinos aprimoraram o passo durante as férias escolares no Brasil, apresentando excelente desempenho em Berlim, o que prova a qualidade do trabalho desenvolvido no Projeto Educar Dançando.

Desde 2010 os alunos passaram a participar como bolsistas nas edições do Seminário Internacional de Dança de Brasília, obtendo êxito e conquistando prêmios a cada edição. No ano seguinte, dois alunos seguiram para Especialização na Companhia Staatliche Ballettschule Berlin.

Em 2012, foi a vez do bailarino Glauber Lucas Mendes Silva conquistar lugar na Gala de Premiação com a apresentação da variação “Criação”, de Uwe Sholtz . Glauber tem sido bolsista do Seminário desde 2010.

“Poder oferecer bolsas a crianças e jovens de  projetos sociais para que eles possam ter acesso a professores e profissionais, dá um sentido a mais ao programa Dance Brasil, do qual o Seminário faz parte, Seria realmente muito difícil essas crianças terem acesso a uma professora como Evandra Martins. E isso nos enche de orgulho: poder ajudar as pessoas a não desistirem de seus sonhos”, finaliza a coordenadora do evento, Gisèle Santoro.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta  somente dar crédito à Agência Dance Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s