A superação e o talento dos bailarinos na etapa final do Concurso Internacional de Dança

Cerca de 50 participantes se apresentaram na final do concurso, nas categorias solo, duo e pás deux

Quatro finalistas do Concurso: Catharina Brum, Mayara Lima, Rafaela Ribeiro e Madeleine Gal.

Quatro finalistas do Concurso: Catharina Brum, Mayara Lima, Rafaela Ribeiro e Madeleine Gal.

Keyla Reis

Da Agência Dance Brasil-

A Final do Concurso Internacional do XXIII Seminário Internacional de Dança de Brasília foi realizada na noite de quarta-feira (24) na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro e reuniu os melhores bailarinos que participaram do concurso, em três etapas. Cerca de 50 bailarinos iniciantes e profissionais se apresentaram nas categorias solo, duo e pas-des-deux.

A bailarina Bianca Meira (17), da Companhia Kleine Szene, de Santo André (SP) falou de suas expectativas antes de se apresentar e de ter passado na audição da companhia canadense Lamondance. “Estou com uma expectativa alta para a 3ª etapa. Gostaria de sair do concurso com alguma premiação, mas estou muito satisfeita com o meu desempenho no seminário e com a proposta de ir para o Lamondance”, disse.

Um dos jovens talentos da Companhia Jovem de São José dos Campos (SP), Alexandre Barranco (23) falou da sua evolução no decorrer das etapas. “É uma oportunidade maravilhosa de concluir um processo de três semanas, após muitos ensaios e escutar as dicas dos professores. A emoção se torna maior porque sentimos uma evolução no nosso corpo e a responsabilidade torna-se visível a partir do momento que mostramos a arte com tudo o que foi aprendido”, ressaltou o bailarino.

Tatiana Marcia Souza (27) veio de Goianésia (GO) e chegou a terceira etapa. Segundo ela, que apresentará um solo contemporâneo, o importante é participar. “Espero que seja bom independente de resultado”, disse a também proprietária do Tatiana’s Balé.

Pós apresentação

Para a bailarina Rafaela Ribeiro (16) da Companhia Jovem, de São José dos Campos (SP), sua confiança aumentou no decorrer das etapas. “Foi muito emocionante porque na 2ª etapa eu estava muito sem confiar em mim e passei para a 3ª etapa. Espero que tenha sido suficiente”, disse a concorrente.

Do Rio de Janeiro concorreu Isabelle Machado Maia (18), da Escola de dança Maia Olenewa, que gostou muito de competir, embora o nervosismo. “Na 1ª etapa estava muito nervosa, na 2ª também. Não espero nenhuma colocação, dancei para curtir e gostei muito”, afirmou a bailarina.

Na 3ª etapa do concurso, a plateia já apontava os prediletos para levar o prêmio (medalhas). A professora Carolina Soares da Silva (22) revelou para quem estava torcendo. “Quero Renan Gonçalves e Bianca Meira na final porque eles dançam muito”, disse.

A autônoma Alessandra Zayat (41) elogiou a qualidade das apresentações e profissionalismo dos bailarinos do seminário. “De uma qualidade muito boa as coreografias e o evento é um incentivo para os bailarinos da cidade e de fora. Iniciativas como essas deveriam continuar, já que são poucas as oportunidades que eles têm para mostrar o que eles aprenderam nos ensaios. É o terceiro ano que venho”, declarou Alessandra.

Para a bancária Nilza Kajikawa prestigiar o Seminário de Dança de Brasília já entrou para o calendário cultural das brasilienses. “Todo ano eu venho prestigiar o seminário porque estudei balé por dez anos e gosto muito. E como hoje era a etapa final eu vim. É muito bacana porque é um incentivo para os jovens dançarinos”, falou.

Opinião dos Jurados

“O mais legal é ver a progressão da 1ª etapa até a última. Os brasileiros têm muito talento”, Evandra Martins

“Você consegue ver o quanto eles querem prosseguir na carreira, segundo as dicas que damos nos ensaios. Eles estão evoluindo em cena, quando você vê isso, você tem prazer de aplaudir”, Davi Rodrigues

“Estou me impressionando mais. Estou gostando mais do que na 2ª etapa. Agora é a vez do tudo ou nada”, Mônica Proença

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta  somente dar crédito à Agência Dance Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s