EMOÇÃO NO AR- BAILARINOS CADEIRANTES DO GUARÁ, DO GRUPO ASAS PARA DANÇAR NA MOSTRA BRASÍLIA

Formado por Janaíres Pires, o Instituto tem coordenação dela, Dayse Canotilho e Dulce Canotilho, que trarão para o palco da Mostra nove bailarinos cadeirantes. - foto- divulgação

Formado por Janaíres Pires, o Instituto tem coordenação dela, Dayse Canotilho e Dulce Canotilho, que trarão para o palco da Mostra nove bailarinos cadeirantes. – foto- divulgação

Gustavo Cordeiro 

da Agência Dance Brasil –

Este ano a Mostra Brasília de Dança também contará com a  participação especial do Grupo Asas Para Dançar, do Instituto Avi vArte. Formado por Janaíres Pires, o Instituto tem a coordenação dela, além de Dayse Canotilho e Dulce Canotilho, que trarão para o palco da Mostra nove bailarinos cadeirantes.

“Temos certeza de que após nossa participação no Seminário Internacional nossa dança inclusiva terá uma nova visão e aceitação, conscientizar todos de que existe dança e vida sobre cadeira de rodas”, afirma Jane (como prefere ser chamada pelos alunos). A coordenadora se queixa da falta de apoio cultural. Segundo ela, faltam cursos de capacitação, figurinos, cenários, maquiagens, e muitas outras coisas.

Outro grave problema para o Grupo é acessibilidade. Apesar de receberem diversos convites para se apresentar, poucos palcos têm a estrutura apropriada para os bailarinos. Como dentro do Instituto eles têm grupos de Street Dance, Balé, Jazz, ela sabia que seria um grande desafio escolher qual iria se apresentar, já que se orgulha de todos eles, porém não poderia perder a oportunidade, já que o Teatro Nacional Cláudio Santoro tem os requisitos necessários para acolher os bailarinos e suas deficiências.

Prata da casa

Também contribuiu para a escolha a visita ilustre de Sabrina Prata . Morando em São Paulo há seis meses, para receber tratamento, a pequena dançarina de nove anos é destaque nas apresentações. Com paralisia cerebral e cadeirante, Sabrina se apresenta com muita graça e sorrindo, afinal, naquele momento não há barreiras para ela. No fim da performance a grande artista sempre é aplaudida de pé por uma plateia comovida.

 Inclusão não é apenas uma palavra

Junto com os nove cadeirantes se apresentarão nove bailarinos andantes. Erra quem pensa que são profissionais da dança: em sua maioria são pais, irmãos ou amigos que sobem no palco juntos com os deficientes. Para o AvivArte inclusão deve ser levada ao pé da letra, diferente do que pensam algumas pessoas, os deficientes devem interagir com toda a sociedade, não apenas com outros deficientes.

Todos os alunos do Instituto estudam, fazem atividades físicas, fisioterapia, fonoaudiologia e também namoram. “Além dos ensaios o grupo transformou-se em uma família e nos reunimos para festas, passeios e comunhão”, conta Jane.

A vinda do grupo só foi possível graças a uma bem-sucedida parceria entre o Seminário e a Gerência de Cultura da Administração Regional do Guará.

Serviço:

Mostra Brasília – No domingo (14/07), a partir das 19h,  na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro. Entrada Franca e Censura Indicativa 18 anos. O Seminário abre um espaço para a dança que é produzida na cidade, ou seja, o evento recebe bailarinos e dançarinos convidados que darão uma mostra da cena da dança em Brasília. Nesse sentido, costumamos ter grupos de Street Dance, Contemporâneo, Jazz, sapateado, dança afro, repertório clássico, contato improvisação, entre outros.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta  somente dar crédito à Agência Dance Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s