LUIZ COELHO FARÁ A ILUMINAÇÃO DO ESPETÁCULO DA CIA. JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O designer de luz é vencedor do Prêmio Revelação, no Festival de Joinville (SC)

Marcos Sanches e Luiz Coelho felizes com apresentação n o Teatro Nacional Claudio Santoro

Marcos Sanches e Luiz Coelho felizes com apresentação no Teatro Nacional Claudio Santoro

Keyla Reis

da Agência Brasil

O renomado light designer, com 20 anos de profissão em iluminação para espetáculos de dança, Luiz Coelho (42),  veio a Capital federal pela primeira vez somente para trabalhar no espetáculo ‘Olha’, da Companhia Jovem de São José dos Campos (SP), do diretor artístico Marco Sanches (35). A Cia. é uma das convidadas especiais que se apresentarão na Mostra Brasília de Dança, que será realizada neste sábado (13), na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.

A Cia. trouxe 16 alunos para participar do XXIII Seminário Internacional de Dança de Brasília. A obra possui um cunho infanto-juvenil e conta a história de uma menina que vive na lua e de um rapaz que a enxerga na Terra. O espetáculo é lúdico, se passa por meio do sonho desse rapaz que faz o trajeto até a lua para encontrar seu amor.

Luiz Coelho trabalha com a Companhia Jovem desde sua fundação em 2010 e conquistou a confiança do diretor do grupo. “Eu fiz questão que o Luiz Coelho viesse, pela qualidade, e há alguns anos tenho a oportunidade de trabalhar com ele que é especializado em espetáculos de dança, tem um trabalho incrível e é sempre muito pontual. Ele consegue transformar a luz dele numa personagem dentro das obras, por isso fiz questão da cidade conhecer esse trabalho tão singular”, destacou Sanches.

Coelho explica que a luz vem para compor o quadro, e como “Olha” tem muita animação, a luz vem para transportar o bailarino para dentro do espetáculo. “A primeira função da luz é mostrar, iluminar. Quando ela vai para o palco ela já tem a função de criar ambiente e emocionar, por isso que a luz tem que ser colocada no espetáculo com muito cuidado e critério”, disse.

Para os leigos, o ato de iluminar passa supostamente apenas pelo apertar um botão, mas Coelho defende a iluminação como o conjunto de técnica e criação. “A iluminação é fazer a parte técnica para usar na arte. O designer é um criador, é quem desenha e coloca a luz no espetáculo. A função da iluminação é colocar o expectador no ambiente, levar para ele a emoção da cena, situar se é dia, noite, passar os sentimentos”, afirma.

Diretor e designer de luz garantem que para esse espetáculo o público pode esperar muita beleza e muita cor. “O espetáculo conta com muitos recursos visuais e é muito colorido. Podem vir que não tem como se arrepender, está muito lindo”, afirmou Luiz Coelho.

Luiz Coelho já trabalhou para grandes companhias de dança como a Companhia Raça (SP), Esmael Guzze, Luiz Rigueta, Cecília Cash, Distrito, Ribeirão Preto Companhia de Dança e foi vencedor do Prêmio Revelação, em 2006, no Festival de Joinville.

Serviço:

Mostra Brasília – No domingo (14/07), a partir das 19h,  na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro. Entrada Franca e Censura Indicativa 18 anos. O Seminário abre um espaço para a dança que é produzida na cidade, ou seja, o evento recebe bailarinos e dançarinos convidados que darão uma mostra da cena da dança em Brasília. Nesse sentido, costumamos ter grupos de Street Dance, Contemporâneo, Jazz, sapateado, dança afro, repertório clássico, contato improvisação, entre outros.

Este é um evento da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro.

Este evento faz parte do programa DANCE BRASIL.

Para reproduzir as matérias basta  somente dar crédito à Agência Dance Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s