Série “Depoimentos de Ex-bolsistas” – 1 – Daniela Severian

daniela - divulgação

“O Seminário de Brasília é um evento muito importante para os jovens bailarinos que desejam obter um maior aprendizado, mas também almejam a possibilidade de dar início a uma carreira internacional. A Dança no Brasil precisa de pessoas com o conhecimento, a experiência internacional e a cultura da Sra. Gisèle Santoro, que foi sem dúvida uma das grandes pessoas que colaboraram no início de minha carreira. Minha eterna gratidão!”

Daniela Severian

Saiba mais sobre ela:

Nascida em São Paulo, iniciou seus estudos de Dança aos 4 anos de idade, tendo como mestres notáveis nomes como Camila Pupa, Jane Blauth, Ismael Guiser. Ganhadora de seis Medalhas de Ouro no Brasil e Medalha de Bronze na Coréia, em 1996 ganhou o 1° Prêmio e a Medalha de Ouro no “ Septiéme Concours de Danse de Paris”, entregues pelas mãos de Madame Chirac, esposa do Presidente da França. Recebeu ainda os seguintes Títulos: “Melhor Bailarina Clássica“ (Rio de Janeiro, 1990), “Bailarina Revelação” (Joinville, 1990), ”Personalidade do Ano“ (S. Paulo, 1993), “Melhor Bailarina” (Budapeste, 2003). Devido às suas realizações, o Ministério da Ciência e da Arte do Estado de Hessen (Alemanha) contemplou- a com uma Medalha de Honra ao Mérito.Foi partner de grandes personalidades como Fernando Bujones e José Manuel Carreño (American Ballet Theatre), Rolando Sarabia (Ballet Nacional de Cuba), Rasta Thomas (Bad Boys Company), Andrey Merkuriev (Kirov), François Petit (Ballet de Zurich), Dimitrj Simkin (Ópera de Wiesbaden), Carlos Acosta (Royal Ballet), entre outros. De 1994 a 2007 (direção de Ben van Cauwenbergh) e de 2007 a 2008 (direção de Stephan Thoss), atuou como Bailarina Principal da Ópera de Wiesbaden (trabalhando com Patricia Neary, Maya Plissetskaya, Heinz Spörli, Valery Panov, entre outras estrelas internacionais), tendo também trabalhado, de 2001 a 2002, sob a direção de Mark Jonkers, como Bailarina Principal da Cia. Nacional de Bailados (Lisboa).
Participou, também, das mais importantes Galas de Ballet, como a Gala des Etoíles (Montreal), Estrelas do Século 21 (Nova York, Toronto), Stars at the Opera (Budapeste), Roberto Bolle and Friends (Ravena, Milão), Tributo á Nureyev (Bologna), Prag Ballet Gala (Praga) entre outras. Considerada uma das Estrelas do século 21, é reconhecida pela imprensa internacional, reunindo críticas dos mais importantes jornais do mundo como: The NewYork Times, Le Figaro, El Mundo, The Globe and Mail, The Washington Post, entre outros. Em 2001 o fotógrafo Augusto Alves da Silva, a partir de fotos de Severian e Carlos Pinillos editou um livro intitulado: “ 2 “ , que foi também alvo de uma exposição realizada em Lisboa. Em 2007, juntamente com Demis Moretti, realizou seu primeiro trabalho coreográfico intitulado : “ …that night “ .

Atualmente, trabalha como artista independente e ainda ministra aulas de Ballet , tendo sido convidada para este fim por renomadas escolas e Companhias de Dança em Portugal, Brasil, Alemanha e Japão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s